Você sabe o que é COACHING?


Palavrinha da moda! Todo mundo na área empresarial já ouviu falar e muita gente boa por aí neste mundo de meu Deus também. Vou esclarecer alguns pontos aqui para vocês entenderem um pouquinho melhor sobre a natureza do coaching e falarei  da aplicabilidade da psicologia positiva neste processo.

O termo coach surgiu na Inglaterra em 1500, para denominar aquele que conduzia as pessoas numa carruagem de um lado para outro. Em 1850, foi designado para definir o TUTOR, aquele que protege e dá amparo às pessoas que não têm condições de se resolverem sozinhas.  

Atualmente, ele se refere a algo muito maior. Desde 1950, este termo vem sendo aplicado para descrever quem conduz alguém a atingir seus objetivos, não somente objetivos que dizem respeito ao espaço, mas objetivos que dizem respeito aos desejos. Quando assumiu este significado, o termo era utilizado para se referir ao gerenciamento de pessoas onde então, foram introduzidas as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano, valorizando as competências dos indivíduos e relacionando as mesmas ao processo de melhoria continua.

Em 1960, em Nova Iorque,  um programa educacional introduziu pela primeira vez as habilidades de Coaching de Vida, ou Life Coaching. Posteriormente este programa foi  levado para o  Canadá, onde foi aperfeiçoado com a introdução de técnicas e ferramentas para a resolução de conflitos e problemas.

 No Brasil, o Coaching surgiu na década de 70, através de associações com o meio esportivo, para então entrar no mundo dos negócios ainda mantendo seu significado original, de “conduzir” o individuo para uma etapa mais avançada de seu mundo.

Atualmente o coaching é um processo que se expande por toda a história do sujeito, pois ele serve como instrumento de melhora do bem estar do indivíduo,  o ajudando  a atingir suas mais variadas metas.

O coaching é uma  PODEROSA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Processo de análise e evolução que abrange todas as áreas da vida do cliente. Vem sendo amplamente utilizado por pessoas que buscam o sucesso pessoal e profissional integrados a todas as demais áreas da vida.

E onde a psicologia positiva entra nisto?

Ela oferece instrumentos com validação científica para serem utilizados no processo.
Desde 1998, esta ciência nova vem pesquisando  sobre o florescimento humano. Milhões são investidos em estudos científicos para aumentar o bem-estar individual e coletivo. Os resultados têm sido tão surpreendentes que governos de vários países vêm aplicando suas descobertas para melhorar o crescimento global. Alguns países atualmente, nem medem mais seu nível de desenvolvimento pelo PIB (Produto Interno Bruto). Eles estão focados no FIB (Felicidade Interna Bruta). Exemplo disto é um país bem pequeno que fica no Himalaia chamado de Butão. (Vocês podem conferir através deste link: http://super.abril.com.br/cultura/sorria-voce-esta-butao-446444.shtml.).

Agora o foco é o coaching e a psicologia positiva. O processo de coaching supõe um coach  e um coachee. O primeiro utiliza, oferece e apresenta ferramentas para que o segundo atinja metas previamente estabelecidas. Estas metas deverão ser bem definidas e devem estar de acordo com os valores do cliente. Neste caso, o coachee.  Usando a psicologia positiva como base do trabalho, o profissional de coaching deverá partir de alguns princípios básicos:  Em primeiro lugar: OS SERES HUMANOS TÊM UMA TENDÊNCIA INATA PARA MUDAR E SE SUPERAR. Segundo: FOCAR NAS FORÇAS É MUITO MAIS PODEROSO DO QUE FOCAR NAS FRAQUEZAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO e terceiro: POSITIVIDADE – SEJA SOB A FORMA DE EMOÇÃO POSITIVA OU ESPERANÇA – É UM PODEROSO RECURSO PARA FACILITAR A MUDANÇA E ALCANÇAR O SUCESSO.

Tendo como base estas premissas fundamentais o profissional de coaching terá possibilidade de fazer com que o seu coachee realize seus sonhos e atinja as suas metas de maneira bem mais eficaz e coerente com as forças pessoais do seu cliente.

E você já sabe o que quer para a sua vida? Estabeleceu suas metas para o próximo ano, para o próximo mês, para o próximo dia?

Procure então um profissional da área e veja como os seus sonhos podem se tornar realidade. Isto tudo com respaldo científico.

Até mais

Adriana Santiago
CRP: 05-20345
Psicologia Positiva
Consultório: Itaipu, Santa Rosa e Copacabana.

Tel. 26092565 - 86622565

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO