CARREIRA DE CRAQUE




                     Apesar de não ser “apaixonada por futebol” uma questão em relação ao comportamento dos jogadores me chama muito atenção. Por que, ao chegar ao auge de suas carreiras, ao auge de suas aspirações profissionais, eles geralmente caem em derrocada? É muito comum vermos em manchetes policiais nomes de jogadores famosos que não “seguraram a onda”, que cederam aos fascínios das drogas e do álcool e da vida sem sentido. E isto não é só no Brasil não.  Pesquisa realizada na Inglaterra demonstrou que 50% dos jogadores conhecem um outro colega que faz uso de drogas chamadas “recreativas, principalmente a cocaína.

                                  Mas, por que isto, já que são atletas? O que acontece com o sujeito que batalha a vida toda para conseguir chegar ao topo de uma carreira  e começa a se envolver em confusão?

                               Aqui no Brasil futebol é coisa séria, é forma de expressão. O torcedor vibra, se emociona, expressa seu amor pelo clube e conta com o craque, que muitas vezes viu crescer profissionalmente, como aliado seu. Aposta as suas fichas no clube e no jogador que muitas vezes o representa! Se orgulha do sujeito que possui talentos e habilidades raras. Compra a camisa com seu número nas costas e sai orgulhoso pelas ruas para mostrar a sua potência.
                                  O craque, a seu turno que batalha muito no início da carreira, muitas vezes vê sua vida mudar e seu salário  multiplicar em frações de segundos. Um gol bem feito, uma partida bem jogada, fazem do menino que jogava na várzea ou treinava no campo um grande milionário. De repente ele se vê alvo da mídia, de lindas mulheres e o que para ele parecia impossível começa a se tornar realidade.

                                 E aí, como administrar a fama e o dinheiro que surgem de repente?

                            O percurso que este menino traça até chegar a este ponto geralmente é muito árduo. Normalmente ele  se separa da família e é “internado” nas categorias de base do  seu clube formador, deixando os estudos para trás! O que o move é o SONHO de se tornar um grande ícone nacional. Veja bem, o sonho do jogador não é se tornar um grande ATLETA. É se tornar um ÍCONE NACIONAL. Ele quer é ser reconhecido pelo seu talento “natural”, ele quer ser admirado. O seu espelho não são os atletas que se esmeram nas suas potencialidades individuais, nas suas competências e excelências físicas. O seu espelho são os jogadores de futebol que fizeram história por jogarem bem por conta de uma “estrela interna”, algo de mágico que não inclui exatamente empenho profissional. São vários os exemplos e modelos que ele tem a seguir de fama, riqueza e falta de profissionalismo.

                      Estudos demonstram que as principais fontes motivacionais para um atleta buscar a carreira profissional de jogador de futebol são a crença no seu dom e a esperança de enriquecer através do futebol e na maioria das vezes, estes atletas tem apenas a referência de jogadores famosos. Acontece que estes jogadores famosos representam muito pouco VALORES necessários para uma vida profissional mais consistente. O que eles representam? Carros importados, mulheres bonitas, muito sexo irresponsável, drogas e pagode até de manhã. Com isto, seu rendimento fica prejudicado, pois não há “estrela interna" que faça o sujeito acordar com disposição para treinar. Então ele rende pouco nos jogos, corre o risco de ser flagrado no doping, joga pensando na mulher que ele ficou no dia anterior, ou na mulher que vai pegar depois do jogo. Perde o foco, perde o sentido, não se concentra, pois está preocupado também em sair cedo do treino para ensaiar o anúncio publicitário que vai gravar. Futebol de verdade, de fato agora é secundário. São outras as prioridades!

                       Assim, o cara que era um CRAQUE, com talentos inatos,  habilidades e técnicas adquiridas pelo treinamento vai se tornando um jogador medíocre e problemático. Além de não conseguir administrar as sua própria vida financeira e afetiva, ele causa problemas para o clube que o contrata e em consequência, para o torcedor apaixonado que fica a ver navios com seu clube submergindo nos campeonatos e jogos por aí afora. Enquanto isto, potencialidades são enterradas porque os olhares ofuscados dos dirigentes não conseguem enxergar outros talentos que podem e devem ser trabalhados. Talentos que podem ser descobertos e treinados. Jogadores comuns que não se comportam como CRAQUES, mas que com o treinamento e disciplinas adequados, com descobertas e desenvolvimentos de VALORES E FORÇAS DE CARÁTER, podem vir a BATER UM BOLÃO! 

Adriana Santiago
(Psicóloga)
26092565 - 86622565 - 26094570

Comentários

  1. Na verdade os maiores responsáveis por esses HOLOFOTES em torno desses jovens a serem chamados de CRAQUE são os olheiros que se mantem em campinhos como ratos a caça de alimentos bons ou não, que possam encher a pança daqueles que vivem na maioria das vezes em dificuldades, tornando-os estrelas da noite para o dia. Esquecendo como diz a amiga Adriana Santiago, "que deve haver toda uma disciplina adequada". Eu Soraya Pinto vou além, o que na verdade os olheiros precisam é entenderem mais de gente e esses jovens de uma orientação psicológica mais eficaz para que num futuro mais palpável sejam vistos por seus ídolos como "DEUSES" DO FUTEBOL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO