O QUE É PSICOLOGIA POSITIVA?



            O grande diferencial da Psicologia Positiva é que, em vez de ficar em torno da doença, ela prioriza o lado saudável do indivíduo. Quando você potencializa o que a pessoa tem de bom, os pontos fracos ficam secundários e administráveis. Além disso a Psicologia Positiva não se reduz ao consultório. Ela se aplica à empresa, à escola, ao ser humano onde quer que ele esteja.



A Psicologia Positiva é uma CIÊNCIA NOVA que tem como objetivo principal FOCAR e DESENVOLVER as POTENCIALIDADES do INDIVÍDUO! É simples assim! Milhões de dólares têm sido investidos em pesquisas pois potencializar o indivíduo significa trazer a tona seus talentos, seus pontos fortes, desenvolvendo suas forças de caráter e valorizando nele o que há de bacana, de bom! E por que isto? Porque o indivíduo que conhece e usa as suas potencialidades adoece menos, tem maior bem estar e vida produtiva!

Durante décadas, a psicologia tradicional focou no que não era bom, no lado negro do sujeito. Onde a subjetividade e afetividade falhavam, lá estava a psicologia tradicional para descrever, diagnosticar e tratar. O paciente, quase sempre no lugar da vítima das circunstâncias, se sentia justificado pelos seus traumas para seguir incompetente, triste e disfuncional. Muita escuta, muito sofrimento, mas nada de cura. Arrastamos corrente por longo tempo. Atrelados ao trauma, paciente e terapeuta, seguiam em busca de solução! Pouco se dava atenção para o que, no sujeito sofredor, era positivo. O coitado ficava ali com sua atenção toda agarrada no que lhe fazia sofrer. Não sobrava nada para o que nele poderia ser considerado positivo. Sofredor e Terapeuta focados num único ponto: causa dos traumas e sintomas.

A Psicologia Positiva DESCOLA o paciente do sofrimento e faz com ele reconheça e empregue o que nele há de BOM, de POSITIVO, de POTÊNCIA. E, quando você faz com que o outro potencialize o que há de bom em si, os pontos fracos e as mazelas tornam-se secundárias e administráveis. Por isto, a Psicologia Positiva é eficaz e funcional e se aplica não só na clínica! Ela é absolutamente contundente na Empresa, na Escola, no Esporte, enfim, onde houver SER HUMANO!

Adriana Santiago
Psicóloga
26092565 – 86622565 - 26094075
Consultório: Copacabana, Santa Rosa e Itaipu

Comentários

  1. Concordo, fazer o outro olhar por esta vertente faz a diferença nas questões mais profundas, pois a partir do momento em que ele consiga potencializar o que há de bom, no que é ser ser humano para si, possa torna-lo uma pessoa melhor para o outro. E como diz a amiga Adriana Santiago "o maior barato" da Psicologia Positiva é o paciente descolar-se do sofrimento e de suas mazelas e reconhecer e empregar o que nele há de bom e de positivo, ou seja, sua potência interna. E isso se dá através de técnicas ministradas por profissionais dessa Nova Ciência Psicologia Positiva.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Soraya Pinto! Seu comentário é muito importante para mim! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Adriana! Aproveito para te dar os parabéns pelo dia de hoje e te desejar muito sucesso!
      Bjs

      Excluir
    2. Obrigada, querida Cristina Motta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Valeu!]

      Excluir
  3. Vc me indicaria um curso rápido pra que eu possa conhecer, moro em Manaus e aí precisaria me deslocar por pouco tempo. Se souber, te agradeço! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida, não conheço, mas se vc quiser, podemos trocar informações por aqui! Dê uma passeadinha pelo blog e aguarde mais textos sobre este assunto, ok? Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO