PROCOPEDE (PROGRAMA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA EMAGRECIMENTO DEFINITIVO)




A OBESIDADE é uma doença grave que atinge, em média, 50% da população brasileira. Por que DOENÇA GRAVE? Porque além dos SINTOMAS PSICOPATOLÓGICOS   como BAIXA AUTO-ESTIMA, DEPRESSÃO e ANSIEDADE, ela altera diversos padrões orgânicos causando, por exemplo, DIABETES, PRESSÃO ALTA, DOENÇAS CORONARIANAS, entre outras PATOLOGIAS LETAIS. E o quê causa esta DOENÇA que mata 80 mil pessoas anualmente só no Brasil? Segundo especialistas em 95% dos casos, a obesidade é causada por questões COMPORTAMENTAIS e AFETIVAS. As pessoas que sofrem com este mal comem demais   por qualquer SITUAÇÃO EMOCIONAL e não por necessidade física. Para sair desta armadilha é preciso mudar a MANEIRA DE SE RELACIONAR com a comida, buscando o CONTROLE SOBRE O ATO DE COMER.  Só que, mudar esta relação com a alimentação não é a coisa mais fácil do mundo.

E você, sabe como é a sua relação com a alimentação? Você come ou se alimenta? E quando ingere alimentos, sabe quando está saciada (o)?  E, quando está saciado, sabe parar? O que te leva a comer é fome, necessidade, prazer, desejo ou gula?  Você come compulsivamente, sem prestar atenção no alimento que está ingerindo? Você sabe qual é o valor que têm os alimentos? Você sabe qual é o valor que VOCÊ  tem?

Estas questões são fundamentais e precisam ser cuidadas. É óbvio que o que se quer é uma varinha mágica que te faça emagrecer instantânea e imediatamente, sem esforço e milagrosamente. Acontece que sabemos que esta varinha ainda não foi inventada, e as anfetaminas, absolutamente prejudiciais que faziam seu papel, foram praticamente banidas do mercado. E foram banidas porque cientistas comprovaram sua interferência negativa no organismo humano.  Sabemos que todos que usaram esta droga por algum tempo emagreceram efetivamente em pouco tempo, mas reganharam este peso muitas vezes em dobro.  Por quê? Porque não aprenderam a comer! Coisa que parece óbvia, pois teoricamente todos nós sabemos, não é mesmo? Ledo engano!  Nós não sabemos comer, nós desaprendemos a comer e substituímos muitas vezes AFETO por ALIMENTO, TRANQUILIDADE por COMIDA, PRAZER por um SACO DE BISCOITOS.

Estas e outras questões fundamentais são tratadas no PROCOPEDE (Programa Cognitivo Comportamental para Emagrecimento Definitivo), cujo objetivo principal é levar você a se REDESCOBRIR,   a se REPENSAR e  a se COLOCAR  como centro de suas observações e de seus cuidados com seus hábitos alimentares, promovendo com isto uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR para que VOCÊ emagreça definitivamente com qualidade de vida.

                                                                                         Adriana Santiago
                                                    (Psicóloga especialista em Transtorno Alimentar pela UFRJ)
                                                                        2609-2565 - 86622565 - 26094075

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO