VOCÊ TEM  FOME DE QUÊ?

     

             
Você come ou se alimenta? Sabe qual a diferença entre estas duas atividades? Você sabe quando tem fome biológica ou só come, automaticamente, compulsivamente, sem ter consciência do que está ingerindo? Pois é, estas questões estão absolutamente vinculadas à obesidade.  Não conseguimos, naturalmente, saber quando devemos e se devemos nos alimentar.Mais ainda, é absolutamente “natural” comer por outros motivos quaisquer que não alimentar o nosso organismo. Agora, por que comer não significa apenas alimentar o nosso organismo? Por que o alimento, na maioria das vezes, funciona como escape para nossas emoções? Por que quando estamos tristes, ansiosos, nervosos,comemos?  Ah, quando estamos alegres,comemos também! Comemos para lamentar, comemos para COMEMORAR, comemos sempre,comemos errado, comemos por tudo.
Desconforto ,mal estar, incômodo e fome são sensações que estão relacionadas na nossa memória. Bem estar, prazer, conforto, aconchego e estômago cheio também! A primeira sensação de desconforto que sentimos na vida é a fome e a primeira sensação de alívio acontece quando esta fome é saciada.  Por isto é comum confundir qualquer desconforto com fome. Já repararam como a maioria das emoções estão localizadas na região do estômago? Por exemplo, qualquer estado de espera ou ansiedade se transforma em “frio na barriga”! Tristezas infindáveis, se transformam em vazio no estômago e por aí afora.  Por isto que saber discriminar sensações  fisiológicas das emocionais é absolutamente necessário num processo de emagrecimento.l As pessoas, geralmente, comem demais porque a comida traz um conforto momentâneo, mas como a sensação de incômodo retorna, já que não foi solucionada, comem mais para se manter no nível máximo de bem-estar.
Assim, o "COMER DEMAIS"  permanece na nossa vida pois nos traz prazer e sensação de completude. A comida nos acalma por conter  em si componentes químicos que aumentam nossa sensação de prazer. Estar de “estômago cheio” nos deixa rebaixados já que o corpo precisa de muita energia para realizar a digestão. O prazer proporcionado por alguns alimentos,principalmente aqueles que derretem na boca, também ajudam a desfocar a sensação de mal estar. Por isto é tão importante saber discriminar as sensações corporais das emocionais. Este é o primeiro passo no processo de emagrecimento. 
E você, tem fome de quê? Você já parou para tentar dar nome para as suas sensações. Pare por alguns momentos durante o seu dia e quando se sentir desconfortável, tente nomear o que sente ao invés de sair por aí procurando o que comer. Procure saber que tipo de FOME você sente, o que de fato irá saciar o seu vazio. Este é um exercício muito simples que traz resultados animadores, pois se conhecer e aprender a discriminar sensações corporais das emocionais é o primeiro passo no processo de emagrecimento.  Então,anime-se e comece hoje a saber quem você é e o que você sente!
Adriana Santiago
Crp 05 20345,
Psicólogaespecialista em transtorno alimentar.
Tel: 26094075 – 26092565- 86622565

Comentários

  1. Parabéns!!

    O mundo esta caminhando para a obesidade e o seu questionamento nos leva a reflexão, então, paramos e entendemos que necessitamos de auscultar nosso corpo e nos alimentarmos daquilo que realmente precisamos.
    Muito bom.
    Sucesso.
    Fátima Torres
    Psicóloga
    Terapeuta Cognitiva Comportamental

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO