PÍLULAS CIENTÍFICAS

PÍLULAS CIENTÍFICAS
Por:  Adriana Santiago
Razão x  Emoção
Pesquisa realizada pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada (Napna) da USP, comprovou que ao contrário do que durante muito tempo imaginávamos, não é a racionalidade que define o certo do errado. Os afetos também contribuem para a construção dos julgamentos morais.


Ai,  que medo!


Há relação concreta entre o lóbulo frontal e as reações emocionais apresentadas no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e o Transtorno de Pânico. Estudos feitos com saguis na Universidade de Cambrige  confirmaram que os dois subdivisores do córtex pré-frontal – o orbitofrontal e o ventrolateral – contribuem, ainda que de formas independentes, para o controle das emoções negativas nos primatas. Essa descoberta é essencial para o desenvolvimento de terapias mais eficazes no tratamento de transtornos neuropsiquiátricos associados à ansiedade e medo.

Herança

Nossos pais e avós podem contribuir na nossa capacidade de concentração, simpatia e inteligência. De acordo com estudos realizados em Bethesda, Estados Unidos, parte considerável de nossa personalidade é definida geneticamente. Esta descoberta facilita o diagnóstico precoce e o tratamento de diversos transtornos ligados ao nosso comportamento.

Sai pra lá, Urubu!

Em Indiana, na Universidade de Notre Dame, pesquisas comprovaram que o pensamento negativo é muito contagioso. Conviver com pessoas que tendem à acreditar que tudo pode ser ruim pode nos levar à depressão. Por outro lado, conviver com pessoas com padrões cognitivos mais adaptativos, nos ajuda à elevar nossa qualidade de vida e aumentar o  bem estar subjetivo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO