O QUE É “EDUCAÇÃO POSITIVA”?



“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”
(Paulo Freire)

Educação Positiva é o oposto da Educação Negativa? Não, claro que não, pois toda educação tende a ser positiva. A Educação Positiva é uma nova forma de abordagem para a educação de uma maneira geral. Educação nas escolas, Educação nas Famílias, Educação entre os Povos!  Ela começa a se esboçar em 1998, quando Martin Seligman, professor e pesquisador de Harvard projeta a sua teoria para uma nova ciência chamada Psicologia Positiva. Ele preconiza que o Bem-Estar PODE e DEVE ser ensinado na ESCOLA, pois o ESTADO DE HUMOR  interfere  na aprendizagem.

Diversas pesquisas tem confirmado a influência do humor no processo de aprendizagem. Um estado de humor positivo favorece a atenção e um pensamento mais criativo e holístico, pois abre a cognição para o novo. De bom humor, conseguimos vislumbrar maiores possibilidades  e enxergamos saídas para nossos problemas e questões.  Em contrapartida, um estado de humor negativo, produz atenção diminuída e um pensamento mais crítico e analítico, “favorecendo” a permanência no mesmo. O mau humor nos ancora no fato e nubla a nossa visão.

Um fato bastante grave é que a depressão hoje virou epidemia mundial e é dez vezes maior do que há cinquenta anos. Além disso, antigamente surgia por volta dos 30 anos, hoje em dia, aparece abaixo dos 15. Apesar de um aumento significativo do PIB mundial, a tristeza aumenta a cada dia. Nos estados Unidos, por exemplo, o poder de compra é três vezes maior hoje, a casa mediana dobrou de tamanho, há mais carros do que motoristas com habilitação, uma em cada duas crianças chega ao ensino superior, há mais acesso à música, menos racismo, mais direitos para a mulher, no entanto os americanos estão mais deprimidos.
Então, por que ensinar o Bem-Estar nas Escolas? Porque simplesmente ele é um antídoto à incidência galopante da depressão, é um modo de aumentar a satisfação com a vida e é um auxílio para uma melhor aprendizagem e a um pensamento mais criativo.

E o que é Bem-Estar? Segundo a Teoria da Psicologia Positiva  postulada por Martin Seligman, ele é composto por 5 elementos, a saber: Emoção Positiva, Engajamento, Sentido, Realização e Relacionamentos Positivos.

Esperança, Serenidade, Alegria, Paciência, Coragem, Gentileza, Afeição e Amor, são exemplos de emoções positivas. Elas podem construir e reconstruir a saúde física e mental, pois a chave para uma vida saudável e livre de doenças e estresse é manter as suas emoções sempre positivas. De que maneira fazer isto? Controle suas emoções e seus pensamentos. Só você é senhor de si mesmo.
Engajamento é o segundo elemento do Bem-Estar. Você já teve a sensação de que o tempo parou enquanto realizava uma determinada atividade? Ficou absolutamente absorvido numa tarefa e perdeu a consciência sobre si mesmo? Então você entrou em “estado de fluxo” e provavelmente fez muito bem o que estava se propondo. Quem faz o que ama e sabe fazer, é mais feliz e sendo assim, sente bem-estar subjetivo.

O Sentido é o terceiro elemento e diz respeito à significância que  alguma coisa tem para nós. O sentido dá VALOR à nossa existência e deve comandar as nossas atitudes no mundo. O que vale uma existência sem sentido?

O quarto elemento é a REALIZAÇÃO. Aristóteles,  trezentos anos antes de Cristo já dizia que para ser feliz é preciso que nos movimentemos. Não adianta sonhar, sem realizar. E para realizar nossos sonhos é preciso se programar e se planejar. Simples assim! É preciso transformar sonhos em metas possíveis de serem realizadas. Sem realização, continuamos sonhando a  um passo da frustração. Por isto, o “Progresso é a Realização de Utopias”, como já dizia Oscar Wilde.

O quinto elemento para o Bem-Estar subjetivo são os RELACIONAMENTOS POSITIVOS, pois não há nada melhor para a nossa vida que compartilhar com outras pessoas nossas conquistas e vitórias. Contrariando Sartre, “O Inferno Não São os Outros”, e sim nós mesmos quando não interagimos e não causamos emoções positivas em outras pessoas. Cientistas já comprovaram que praticar um ato de bondade, por exemplo, produz um aumento momentâneo do bem-estar maior do que qualquer outro exercício que já tenham testado. Então, vocês estão esperando o quê? Gentileza, além de gerar gentileza, produz um bem-estar danado.

Como Ensinar o Bem-Estar na escola?

Na Pensilvânia diversos cientistas ligados à psicologia positiva, montaram um projeto para a aplicação dos conceitos em uma escola. Este programa foi chamado de PROGRAMA DE RESILIÊNCIA PENN cuja meta principal é aumentar a capacidade dos alunos de lidar com os problemas do dia a dia. Ele é um dos mais pesquisados programas de prevenção à depressão do MUNDO. Durante as duas últimas décadas, 21 estudos avaliaram em comparação com grupos de controle. Estudaram mais de 3 mil crianças e adolescentes com idade entre 8 e 22 anos. Foi comprovado que, de forma confiável, ele previne a depressão, ansiedade e problemas de conduta entre os jovens.
Então, meus queridos, todos os dias pesquisas comprovam que ensinar o BEM-ESTAR nas escolas, nos clubes de futebol, na família, entre todos do universo:
 1) Reduz e previne a ansiedade;  2)REDUZ E PREVINE OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO ; 3) REDUZ O SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA ; 4) PREVINE OS NÍVEIS CLÍNICOS DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE; 5) ) Funciona para pessoas de diferentes contextos sociais e étnicos; 6)  REDUZ OS PROBLEMAS DE CONDUTA; 7)  Melhora a saúde física e mental ; É hora de começarmos a pensar os modelos vigentes e pesquisar novas maneiras de educar pois, segundo Seligman, “ A Educação Positiva, em si mesma, é uma forma lenta e gradual de espalhar o bem-estar por todo o planeta. Está limitada pelo número de professores e pelo número de escolas dispostas a adotá-la.”

Até mais

Adriana Santiago
(Psicóloga Positiva – crp 05-20345)
Consultório: Copacapana – Santa Rosa - Itaipu
86622565/26092565/26094075


Comentários

  1. Hoje aqui no CEJA de São Pedro D' Aldeia os professores que assistiram a sua palestra sobre o tema estão maravilhados e querem mais...precisamos difundir essa ideia com os pais dos nossos alunos, quem sabe a solução para resolver a dificuldade no aprendizado esteja por ai. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer enorme falar para vocês. Acredito muito neste tipo de educação. Estou sempre à disposição! Quando quiser, disponha, ok? Beijos, querido, e muito obrigada pelo convite!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO

O ESQUEMA DE PRIVAÇÃO EMOCIONAL