NÃO É O AMOR QUE CONSTRÓI UMA RELAÇÃO



Como vão seus amores? Sim, seus pequenos, médios e grandes amores? Você está cuidando bem dos seus sentimentos? Reflito muito sobre a minha prática em consultório e dia desses, falando numa Universidade sobre o “Poder Terapêutico do Perdão”, percebi o quanto as pessoas estranham o conceito. E mais, o quanto pessoas esclarecidas intelectualmente não conseguem definir o perdão.  Puxa, será que estou misturando os temas? Amor, perdão, relacionamentos?

Não, claro que não! Todos estes assuntos estão relacionados.  As pessoas amam DEMAIS e se relacionam DE MENOS.  E ainda mais, mesmo amando MUITO, sentem uma enorme dificuldade de perdoar.  Vamos devagar e divagar!

O que mais aparece em consultório são pessoas que amam demais, não perdoam e  sentem–se amarguradas, fazendo das suas relações “amorosas” um inferno. Aqui me refiro a TODAS as relações amorosas: relações amorosas com seus pares românticos, relações amorosas com seus filhos, relações amorosas com seus pais, com seus vizinhos, com seus amigos, com seus colegas de trabalho.

No que tange aos nossos amores românticos, sempre prezamos que ele dure para sempre, mas não pensamos sobre como estamos agindo para que de fato este amor se eternize.  Muitas vezes achamos que "já que o outro me ama, tem que aturar todos os meus devaneios!” Isto funciona como uma espécie de prova de amor, entendem? Em uma ocasião perguntei a uma paciente, querendo entender suas intenções: "Para que você quer uma relação amorosa?” Ela respondeu: “Para que ele aponte meus defeitos!”. Ora, alguém que entra numa relação querendo que o OUTRO preste atenção nos seus defeitos, não pode estar querendo uma relação saudável.  É óbvio que esta pessoa não vai estar nem um pouquinho preocupada em ser amável e nem em construir uma relação em que o outro se sinta confortável.  A partir daí, equivocadamente, tudo será permitido em nome do amor: Vigiar os e-mails, controlar as mensagens, rastrear os caminhos, gritar, xingar, ofender... E aí, meus amigos, já era: este um exemplo de relação ruim que pode durar para sempre! 

Às vezes crio certa polêmica quando digo: Nem o amor ente pais e filhos é incondicional !!!!!!!!!  É só olhar para o lado agora, que você vai lembrar-se de algum exemplo neste sentido.  Estas relações, muitas vezes, são ressentidas, magoadas, cheinhas de desafetos.   E desafetos malditos!  É isto mesmo: MAL DITOS! As pessoas dizem muito mal sobre os seus sentimentos. Constroem relações familiares truncadas e vivem por anos a fio neste embate enlouquecedor. Perdoar?????????? Só de vez em quando no fim do ano para não ficar chato durante a ceia de Natal. Aqui você também pode perceber que amor, relação e perdão não andam juntos.

Os amigos, vizinhos e colegas de trabalho são mais fáceis de lidar, não é? Nem sempre. Se não somos amáveis e interessantes eles vão embora e ficamos sozinhos. Sabe aquela música do poetinha que diz “É impossível ser feliz sozinho”?  É uma verdade comprovada cientificamente. Quanto mais pessoas ao nosso redor, mais feliz e resilientes nos tornamos. Por isto, não esqueçam de manter a sua rede de relacionamentos bem ativa e saudável! Ame seu próximo e eventualmente diga isto para ele. Deixe claro o seu afeto e resolva seus desafetos.

Então, meus queridos, cuidemos bem dos nossos amores. Pois, são as relações que constroem o amor, e não o amor que constrói as relações. Se querem uma vida mais saudável e harmoniosa ame bem o seu par. Não vale amar de qualquer maneira, achando que o amor suporta desaforos. O amor para ser mantido, deve ser respeitado. Às vezes é muito melhor relações que duram menos tempo, mas são altamente gratificantes, do que relações eternas que acorrentam a nossa alma.

Fica a dica.....

Até mais.........

Se precisarem de ajuda, meus telefones para contato são

8662-2565/2709-4075/2609-2565

Atendimentos em Itaipu, Santa Rosa e Copacabana

Adriana Santiago
CRP: 05-20345

Psicologia Positiva

Comentários

  1. E o que fazer quando uma pessoa te prejudica muuiitoo , você a perdoa mesmo que esta pessoa não admita seus erros e ainda por cima quer te jogar toda a culpa??

    ResponderExcluir
  2. Querido William, perdoar não significa conviver com o seu algoz nem tampouco significa que vc concorda com seus atos. Perdoar significa simplesmente entender que o outro não foi CAPAZ de agir de outro modo. Muitas vezes isto se dá por pura limitação. Outras por mera escolha. Mas vc, querido, também pode fazer a sua: ou perdoa e se libera para novas experiências, ou fica atado a este outro que lhe fez sofrer, gastando energia preciosa que vc poderia estar utilizando na sua reinvenção diária. Perdoar não é um sentimento. Perdoar é uma decisão! Escolha e seja feliz!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigado Adriana!! Me ajudou muito, valeu mesmo !! Quer dizer que apesar de a tal pessoa não reconhecer seus erros, devemos seguir em frente sem ficar pensando e esperando que a pessoa mude né? Apesar de ser difícil, pois nem sempre é possível manter distância de alguém que você encontra todos os dias. Queria aprender uma técnica pra mudar isso. Se é que tem alguma!! Obrigadão pela atenção e por ter me ajudado :) :) :) :)

    ResponderExcluir
  5. Sugiro que você procure um profissional qualificado na sua cidade para aprender algumas técnicas. Existem várias. Estarei sempre aqui à disposição. Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO

O ESQUEMA DE PRIVAÇÃO EMOCIONAL