GRATIDÃO FAZ BEM PARA O CORPO E PARA A ALMA

Feche seus olhos por alguns instantes, traga à sua mente o rosto de alguém que mudou a sua vida para melhor e você nunca agradeceu adequadamente. Retenha esta imagem por algum tempo.
Quando nos sentimos gratos nos beneficiamos da lembrança agradável do acontecimento positivo na nossa vida. A gratidão pode tornar a  existência mais feliz e satisfatória. De fato,  é um antídoto contra emoções negativas, algo que neutraliza a inveja, a avareza, a hostilidade, o aborrecimento e a irritação. Por consequência, quanto mais grata, menos deprimida, ansiosa, solitária, invejosa e neurótica a pessoa é.
Mas, o que é gratidão? Ser grato é muito mais do que dizer “obrigado (a)” por um favor ou presente recebido. A prática da gratidão envolve focar-se no momento presente, na valorização da vida tal como ela é. Ser grato é reconhecer o outro como parceiro, como indivíduo constituinte de seu universo particular. Este tema, assim como o perdão, a felicidade, o amor, os relacionamentos têm sido objeto de investigação científica. Vários pesquisadores na atualidade se dedicam a estes temas para aumentar o nível de bem estar das pessoas deste planeta azul.
Robert Emmons, professor da Universidade de Oxford, define gratidão como uma sensação percebida de maravilhamento, agradecimento e valorização da vida. Ele realizou um estudo onde persuadiu estudantes e adultos com doenças crônicas à contarem cinco motivos pelos quais se sentiam agradecidos durante dez  semanas seguidas. Constatou uma tendência dos pesquisados à se sentirem mais satisfeitos e otimistas, o que melhorou significativamente sua condição física. Ficou provado, então, que expressões de gratidão têm relação causal com as recompensas de saúde mental e física.
Sonja Lyubomirsky, pesquisadora da University of California, realizou diversas estudos científicos para entender o que faz o ser humano mais feliz. Concluiu que expressar a gratidão é uma metaestratégia para alcançar a felicidade. Sua questão central se resumia no seguinte: “como as pessoas podem se tornar mais felizes ao longo do tempo?”. O objetivo de sua pesquisa era determinar a extensão da influência em tempo real da gratidão sobre o afeto e a saúde positiva. Ou seja, se a pessoa se sente mais feliz no dia em que está tentando ser mais agradecida. Orientaram, então, participantes à manterem uma espécie de “diário de gratidão”. Anotavam sempre: “Esta semana fiquei agradecido por _________, _________, __________”. Eles se dedicaram a esse exercício por seis semanas. Os que conseguiram contar suas bênçãos de maneira regular,  tornaram-se visivelmente mais felizes.
Depois desta pesquisa, Lyubomirsky, destacou oito razões pelas quais vale a pena demonstrar gratidão:
1)    Pensar de maneira agradecida incentiva a saborear as experiências positivas. Apreciando e tendo prazer em algumas dádivas de sua vida, você poderá atrair o máximo de satisfação e divertimentos possíveis das circunstâncias atuais.
2)    Expressar gratidão favorece o automerecimento e a autoestima. Quando se compreende o quanto as pessoas fizeram por você ou o quanto realizou, se sente mais confiante e eficaz.
3)    A gratidão auxilia a lidar com os traumas e reinterpretar as experiências estressantes ou negativas. É menos provável que lembranças traumáticas venham à tona. Auxilia a resiliência.
4)    Encoraja o comportamento moral. É provável que pessoas mais agradecidas ajudem mais as outras e sejam menos materialistas.
5)    Ajuda a estabelecer laços sociais, fortalece relações existentes e alimenta as novas. Um diário de agradecimento pode produzir sentimentos de maior vínculo com os outros.
6)    Expressar gratidão inibe comparações com os outros. Se você é agradecido pelo que tem (família, saúde, casa, por exemplo) é menos provável que preste atenção ou inveje o que seu vizinho tem.
7)    A prática da gratidão é incompatível com emoções negativas e pode, ao contrário, diminuir ou tolher sentimentos de raiva, amargura e cobiça. É difícil sentir culpa, ressentimento ou ira, quando se está agradecido.
8)    A gratidão nos ajuda a manter por mais tempo a satisfação pelo que conquistamos ou realizamos. Muitas vezes esquecemos rapidamente nossas grandes e pequenas conquistas.
Então, você está esperando o quê? Vamos lá, expresse a sua gratidão de forma atenciosa e intencional. Isso vai fortalecer também os seus relacionamentos.
Lembra daquela pessoa que eu pedi que você imaginasse no início do nosso conversa? Escreva uma carta de gratidão para ela e entregue-a pessoalmente. Se não for possível entregar, guarde-a, mas escreva assim mesmo.
Esta carta deve ser concreta,  objetiva e possuir cerca de 300 palavras. Seja específico sobre o que esta pessoa fez por você e diga como isto mudou a sua vida. Informe-a sobre o que você está fazendo agora e mencione que se lembra frequentemente do que ela fez. Capriche na carta! Surpreenda seus pares! Seja feliz!
Sou grata por você existir e estar lendo este texto agora! Até mais......  




Adriana Santiago
CRP 05-20345
Psicóloga Positiva
Tel: 2609-4075/98662-2565


Comentários

  1. Oi Adriana, seu blog é incrível !
    Gostaria de marcar uma consulta com você.

    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO