O Impacto do Perdão na cura da Depressão


 
Em 2004 a Organização Mundial da Saúde considerou a depressão a doença mais onerosa do mundo. (Global Burden of Disease; 2004) E estimou que de todas as mazelas, a depressão unipolar leva ao maior número de anos perdidos por incapacidade. Está no topo da lista tanto para homens como para mulheres, tanto para países ricos, como para países pobres. Em média um tratamento de um caso custa aproximadamente 5 mil dólares por ano nos EUA e há cerca de 10 milhões de casos todos os anos.

No Brasil e por todo o planeta Terra os números não são muito diferentes. Milhões de pessoas no planeta azulzinho sofrem com a depressão.

Foi por isto que Martin Seligman junto ao seu parceiro de jornada Tayab Rashid (2011), implantaram o serviço de psicoterapia positiva para pacientes deprimidos no SPA da Universidade da Pensilvânia. Os resultados foram surpreendentes. A psicoterapia positiva aliviou os sintomas depressivos em todas as avaliações de resultados, melhor que o tratamento de praxe e melhor, inclusive, que os medicamentos. Eles constaram que 55% dos pacientes tratados com psicoterapia positiva, 20% tratados com tratamento tradicional e 8% tratados com o uso de medicação, alcançaram a remissão dos sintomas.  Ou seja, a psicoterapia positiva foi muito mais eficaz do que os tratamentos convencionais. Martin Seligman (2011)  reconhece no seu livro Florescer   que apesar de ter trabalhado mais de 40 anos com psicologia, nunca presenciou resultados como estes.

A psicoterapia positiva proposta por Seligman e Rashid (2011) compõe-se, como outras psicoterapias, de um conjunto de técnicas que funcionam melhor quando associadas aos princípios terapêuticos básicos, como acolhimento, empatia, confiança, sinceridade e relacionamento profissional.

Num primeiro momento eles sugerem  que se faça uma avaliação das pontuações dos sintomas depressivos e de bem-estar do cliente. O segundo passo é discutir os sintomas depressivos e mostrar que são potencialmente explicados pela falta de bem-estar, ausência de emoção positiva, engajamento e sentido na vida. A seguir mostraremos o modelo estruturado de PPT produzidos por eles (SELIGMAN, 2011).
 
Resumo das 14 sessões:
Primeira Sessão: O cliente escreve uma “Introdução Positiva” de uma página (mais ou menos trezentas palavras), na qual conta uma história concreta mostrando a si mesmo em sua melhor forma e e ilustrando como usa suas mais altas forças de caráter.
Segunda Sessão: O cliente identifica suas forças de caráter a partir da introdução positiva e discute situações nas quais essas forças o ajudaram no passado. É aconselhável que se peça para fazer o teste VIA on-line para confirmação de tais forças.
Terceira Sessão: Identificamos situações específicas onde as forças de caráter identificadas possam facilitar o cultivo do prazer, o engajamento e o sentido. A lição de casa aqui consiste em fazer com que o cliente faça um “diário de bênçãos”, no qual descreve, todas as noites, três coisas boas que aconteceram naquele dia.
Quarta Sessão: Discutimos o papel das boas e más lembranças na manutenção da depressão. O apego à raiva e à amargura mantém a depressão e mina o bem-estar. Aqui a lição de casa é escrever sobre sentimentos de raiva e amargura e sobre como eles alimentam a depressão.
Quinta Sessão: Pedimos ao cliente que escreva uma carta de perdão transcrevendo uma transgressão e as emoções relacionadas a ela, se comprometendo à perdoar o transgressor, mas não entrega a carta. O perdão aqui funciona comum uma ferramenta poderosa que pode transformar  sentimentos de raiva e amargura em neutralidade e até, em alguns casos,  em emoção positiva.
Sexta Sessão: O cliente é levado à escrever uma carta de agradecimento a alguém a quem nunca tenha agradecido apropriadamente e é estimulado a entregá-la pessoalmente.
Sétima Sessão: Reiteramos a importância de cultivar emoções positivas, pelos registros do diários de bênçãos  e do uso das forças de caráter.
Oitava Sessão: O cliente é encorajado à aumentar o seu nível de satisfação e, para que isto aconteça, é levado à traçar um plano de ação pessoal para a realização.
Nona Sessão: Discutimos otimismo e a esperança usando um estilo explanatório. Como lição de casa, sugerimos ao nosso cliente que pense em três portas que se fecharam para ele. Depois pedimos que eles pensem nas inúmeras que podem se abrir.
Décima Sessão: O cliente é levado a reconhecer as forças de caráter de pessoas que são importantes para ele. A orientação aqui é que ele reaja ativa e construtivamente à eventos positivos que relatados por outras pessoas.  Aqui ele acerta uma data para comemorar as forças de caráter de seus parceiros.
Décima Primeira Sessão: Mostramos como pode reconhecer as forças de caráter de seus pares e sugerimos que seus familiares façam o VIA na internet e em seguida produza uma “árvore” onde inclua todas as forças de caráter da família.
Décima Segunda Sessão: Introduzimos a apreciação como técnica para aumentar a intensidade e a duração da emoção positiva. Lição de casa: o cliente planeja atividades agradáveis e as pratica conforme o planejado. O cliente recebe uma lista de técnicas de apreciação.
Décima Terceira Sessão: Aqui o cliente deve usar parte do seu tempo para exercer a força de caráter identificada na psicoterapia.
Décima Quarta Sessão: Discutimos a vida plena, que integra o prazer, o engajamento e o sentido.

 

Podemos perceber aqui, o quão é importante o fato de perdoar, pois sem esta ferramenta poderosa, o cliente não conseguirá proceder nos outros passos.

Seligman (2011) ressalta que as descobertas feitas  são um avanço, não conclusivos, mas suficientemente intrigantes pois é muito pouco custoso e funciona para a depressão de modo bastante confiável.
Até mais!!!!!!


Adriana Santiago


CRP: 05-20345

Neuropsicóloga Positiva, Coach pessoal e empresarial, escritora, palestrante, autora do blog Papo Cabeça com Adriana Santiago.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO