GENTILEZA GERA....EMOÇÕES POSITIVAS


 É isto mesmo, queridos leitores, ser gentil promove bem-estar subjetivo para quem pratica e para quem recebe tal atitude. Já perceberam o quanto seu dia fica mais brilhante quando recebe um elogio ou um agradecimento de alguém? Não precisa nem ser uma pessoa muito especial, até mesmo um desconhecido tem este poder quando dá passagem no trânsito, ou lhe oferece um lugar para sentar no ônibus, na hora do rush. Esta pequena ação pode mudar o seu dia.

A potência da gentileza é tão grande que não modifica somente o indivíduo. Ela atua de forma contagiosa se alastrando e atingindo os incautos por onde passa. E os sentimentos positivos trazidos pelos atos gentis ampliam nosso horizonte mental e nos permitem solucionar problemas com mais rapidez e eficiência. A psicóloga Alice Isen, da Universidade Cornell, em Nova York, provou esta tese num amplo estudo onde investigou a capacidade diagnóstica de médicos. Mostrou a dois diferentes grupos, exames do mesmo paciente com um problema grave de fígado. Para o primeiro grupo, ofereceu um pacote com doces, antes de visualizar os exames, para o outro, não ofereceu nada. O resultado provou que os médicos  agraciados com as guloseimas avaliaram o caso com mais rapidez e demonstraram menor tendência a se fixar em um único pensamento, revelando-se dispostos a descartar conclusões precipitadas. Isto prova o quanto o pensamento das pessoas que se sentem bem por um ato gentil é mais flexível, criativo e aberto.

Estudos também revelaram que quem é gentil vive mais, pois as emoções positivas trazidas por estas atitudes influenciam beneficamente o sistema cardiovascular. Os psicólogos David Snowdon, Wallace Friesen e Deborah Danner da Universidade de Kentucky, mostraram isto através de um amplo estudo sobre envelhecimento e doença de Alzheimer. Ao avaliarem relatos autobiográficos de cento e setenta e oito freiras, concluíram que as  alegres viveram até dez anos mais que as que pouco enxergavam o lado bom da vida.

A falta de cordialidade, ao contrário, diminui nosso tempo de existência na terra, pois gera emoções negativas. Pessoas raivosas e mal-humoradas têm a taxa de mortalidade cinco vezes maior do que pessoas gentis. Sentimentos de angústia, irritação e medo aumentam a freqüência cardíaca e a pressão arterial. O corpo todo do irritado se prepara para a luta diária com ele mesmo e com os seus pares. Você já imaginou conviver, por exemplo, com um chefe hostil? Isto é devastador: Enquanto ele te chama de imbecil e incompetente não percebe que fecha a sua cognição, pois por algum tempo você ficará pensando se é ou não o que ele diz. Esta reflexão demorará um tempo que pode ser um minuto, um dia, ou mesmo um mês e, enquanto isto, você ficará olhando para o seu próprio umbigo e não conseguirá, de fato, produzir muita coisa. O problema é quando você não reconhece que esta é uma deficiência dele, não sua, sai do trabalho acreditando no que ele diz e se deprime por se sentir um lixo. Haja rivotril para controlar a depressão causada por estas palavras depreciadoras. Muitas pessoas não resilientes adoecem de fato e precisam se afastar do trabalho por conta dos efeitos devastadores destas emoções negativas que também se alastram como ervas daninhas. Por isto, grandes empresas, atualmente, focam no bem-estar geral dos seus funcionários para que eles aumentem a produção. Elogios ou recompensas monetárias são maneiras ótimas  para melhorar o desempenho profissional.

Marcel Losada, pesquisador brasileiro atuando em Harvard, provou através de extensas pesquisas que a palavra dita tem efeito enorme sobre as nossas emoções e, por conseqüência, sobre nossa vida. A chamada Razão-Losada preconiza que para cada palavra negativa dita a alguém, é preciso de cinco positivas para deixá-lo num estado neutro. Outra situação que devemos ter muito cuidado é quando chamamos atenção dos nossos filhos por  um erro qualquer. Em nenhuma hipótese é conveniente que haja xingamentos ou acusações, pois, de fato, esta bronca não será producente. O ideal e funcional é que façamos um elogio sincero antes de começar o corretivo. Depois é necessário finalizar a “chamada”, ressaltando outra virtude. Desta forma, ele abrirá a cognição, num primeiro momento, absorverá a atitude que deve tomar, e depois sairá feliz pensando na conversa que vocês tiveram, se sentindo disposto a aplicar o que combinaram. Não ofenda seu filho, pois ele pode acreditar nas suas palavras e cumprir o que você  designou. A gentileza aqui, gera bom comportamento e uma personalidade bem estruturada.

Nas relações amorosas a gentileza traz como conseqüência mais amor e respeito. Relações maduras e felizes são banhadas de atos gentis. As pessoas muitas vezes se esquecem disso e tratam o outro como se fosse sua propriedade, causando frustrações e tristezas infinitas. Recentemente assisti uma cena tenebrosa na fila do supermercado: Uma mulher dizia ao marido: “João, vá pegar o pão de milho enquanto eu pego o queijo.” João, resignado e mudo, vai até a prateleira e volta com um pacote na mão. Ela responde: “Seu idiota, não é este, é o outro com o rótulo vermelho. Volte lá e traga rápido para mim.” Ora, olhei a cena e pensei: Quanta falta de amor ao próximo. Deixei-a passar na minha frente e agradeci ao senhor João por ter me lembrado que precisava trazer o pão de milho para casa.

Portanto, queridos, aproveitem o fim de ano e repensem suas atitudes. Olhem para o lado e percebam seus pares, amores, funcionários, colegas de trabalho, com lentes mais cordiais. A ciência está aí para contradizer a tese de que “vaso ruim não quebra”. Ele quebra sim e além de tudo destrói os outros que estão ao lado. Sejamos gentis sempre, mesmo que precisemos, num primeiro momento, nos esforçar para isto. A vida flui muito mais feliz quando somos amáveis. Ah, e não esqueçam de levar um bombom para o seu médico na próxima consulta. Fica a dica.

Muito obrigada
Até breve,
Adriana Santiago
CRP: 05-20345
Neuropsicóloga Positiva, Coach pessoal e empresarial, escritora, palestrante, autora do blog Papo Cabeça com Adriana Santiago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO