VOCÊ PODE ESCOLHER SER FELIZ


UM TEMA RECORRENTE:

A busca da felicidade é tema antigo na humanidade. Filósofos e religiosos, desde séculos antes de Cristo já pensavam sobre o assunto. Agora é a ciência que tem se dedicado a esta questão. Isto porque constataram que quanto mais feliz é o indivíduo, menos adoece e mais produz. Muitas pesquisas têm sido feitas nesta área e os resultados são surpreendentes.
Uma das descobertas ressalta uma questão polêmica: 50%  da nossa capacidade de ser feliz está vinculada a aspectos genéticos. E os outros 50%? Dividem-se em 40% nas nossas atividades intencionais e 10% nas circunstâncias da vida. Isto significa que nascemos com uma tendência para felicidade, no entanto, a grande notícia é que, mesmo sendo genética, a tendência para ser feliz, pode ser modificada por nosso comportamento.  Dito de outro modo: genética não é “determinética” e isto quer dizer que podemos alterar nossa predisposição através de intervenções no ambiente em que vivemos.
A questão agora é: O que precisamente podemos fazer para aumentar ou reforçar esta tal felicidade? Se 40% só depende de nós podemos e devemos mudar o que fazemos e o que pensamos para atingir nosso objetivo.  Se observarmos as pessoas genuinamente felizes descobriremos que elas não  o são “por acaso”. Elas agem! Procuram novas interpretações dos fatos, controlam suas ideias e sentimentos. Em suma, suas atividades intencionais têm efeitos decisivos sobre a  genética e sobre as circunstâncias  em que  se encontram, por isto a fonte da felicidade pode ser encontrada em como você se comporta, no que você pensa e em que metas você estabelece a cada dia de sua vida. Não há felicidade sem ação e isto só depende de você!

 

DESCONSTRUINDO ALGUNS MITOS:

É importante, como primeiro passo, desconstruir alguns mitos. O primeiro deles é: ”A felicidade pode ser encontrada”.  Isto é uma falácia! Existem pessoas que sempre deixam para amanhã o fato de ser feliz. “Ah, quando eu me aposentar serei feliz!”; “Quando eu encontrar a minha alma gêmea estarei pleno”; “Quando  eu tiver mais dinheiro, estarei completo. ” A felicidade não está no “quando”, mas no “como” olhamos o mundo.  
Um outro mito bem comum é: “A felicidade está em mudar as circunstâncias”. Não, meus amores, nem sempre podemos mudar os fatos da nossa vida! O que podemos mudar é nossa postura diante da realidade e mais nada. Por exemplo, numa separação contundente e inesperada, não podemos impedir que o outro se vá. Mas podemos nos posicionar de modo diferenciado diante de um fato tão doloroso que não depende de nosso desejo. Podemos sentir a dor, evitando o sofrimento! Podemos sim, nos reinventar e procurar nesta adversidade algo de bom para aplacar a dor e como Fênix, renascer das cinzas.
O terceiro e último mito bem comum que precisa ser desconstruído é: "Felicidade, você tem ou não tem!". Este mito que se refere ao aspecto genético que falamos anteriormente. Essa noção de que nascemos felizes ou infelizes está por toda parte. Mas, o que as pesquisas demonstram é que cada vez mais podemos superar nossa programação genética. De maneira análoga, se você nasceu com olhos castanhos, seus olhos permanecerão sempre castanhos. Contudo, você não está condenado a obedecer às diretrizes dos seus genes. Você pode, no mínimo, comprar lentes coloridas e sair por aí de olhos azuis!

A FELICIDADE LEVA AO SUCESSO

Shawn Achor, professor e pesquisador da Universidade de Harvard, propõe em sua obra “O Jeito Harvard de ser Feliz”  (2012) que, ao contrário do que se imaginava,  é a felicidade que leva ao sucesso, e não o sucesso que leva a felicidade, como tendemos pensar normalmente. O sujeito feliz tem maior  acesso ao desempenho e realização.  A felicidade é o centro, e o sucesso é o que gira em torno dela.
A ciência define felicidade como a experiência de emoções positivas. Implica um estado de espírito positivo no presente e uma perspectiva positiva para o futuro.  Para Achor, felicidade é a alegria que sentimos quando buscamos atingir nosso pleno potencial.  Ela é muito mais que uma sensação boa:  a felicidade constitui um ingrediente indispensável para o nosso sucesso. 
O fato é que as emoções positivas abrem a nossa cognição, enquanto as negativas limitam nossos pensamentos. E este é um efeito comprovadamente biológico, pois as emoções positivas  inundam o nosso cérebro de dopamina e serotonina, substâncias químicas que não apenas  fazem nos sentir melhor, mas sintonizam os centros de aprendizagem à patamares mais elevados.
Trabalhadores felizes também apresentam níveis elevados de produtividade, fecham mais vendas, são mais eficazes em posição de liderança, recebem uma maior avaliação de desempenho, ganham mais e adoecem menos.  Empresas inteligentes cultivam  ambientes que favorecem emoções positivas, pois funcionários que vivenciam pequenas cargas  de felicidade, produzem muito melhor.
Pessoas que expressam mais emoções positivas também são mais eficientes em negociações e acordos, pois as emoções positivas expandem o nosso campo de visão periférica,  e assim podemos avaliar melhor as possibilidades apresentadas pela vida.
Crianças predispostas a se sentirem felizes também apresentam um desempenho significativamente mais elevado.  Crianças inundadas de emoções positivas são mais inteligentes e eficazes.
Você sabia que se levar um docinho para o seu médico ele terá um desempenho mais rápido e eficiente? Pois é, o nível de emoção positiva influencia na eficácia do diagnóstico médico. Médicos felizes chegam ao diagnóstico correto mais cedo e evitam ancoragem, que em linhas gerais significa a “cisma” com um diagnóstico. Pois é simples assim, esta pequena gentileza pode gerar uma vantagem criativa e de observação substancial. Este foi o resultado de uma pesquisa feita na faculdade de medicina em Harvard.
Além de estender a nossa capacidade intelectual e criativa, as emoções positivas proporcionam um rápido antídoto para a ansiedade e o estresse físico. Experimente, por exemplo, em vésperas de uma apresentação qualquer em público – se isto lhe deixa tenso – relaxar com um vídeo engraçado no youtube ou com uma conversa animada com alguém que ama.  Esta rápida descarga de felicidade causará um efeito destruidor  no estresse e na ansiedade, o que por sua vez, melhora o nosso foco e nossa capacidade de atingir o nosso mais elevado nível de desempenho.
Então, meus queridos, se querem obter o Benefício da Felicidade, tenham como META elevar o nível de suas emoções positivas. Evitem negatividades, parem de assistir novelas, invistam mais em suas próprias vidas. Bons livros, por exemplo, te levam à excelentes descobertas. Ao invés de olhar para a TV, olhe para o lado, com certeza terá alguém doidinho para lhe contar as boas novas. 

ALGUNS PASSOS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE.


Sonja Lyubomirsky, pesquisadora da Universidade da Califórnia, publicou em 2008 no livro “A Ciência da Felicidade” um método científico para se construir uma felicidade real e duradoura. Segundo a autora, algumas estratégias podem contribuir para ajudá-lo a construir uma vida mais plena de sentido e significado, o que lhe trará bem-estar subjetivo.
1)    Pratique a gratidão. Descobriu-se que pessoas gratas com regularidade são efetivamente mais felizes, energizadas e esperançosas. Sentem emoções positivas por mais tempo e com  mais frequência.
2)    Cultive o pensamento positivo. Os otimistas são mais bem-sucedidos em um grande número de áreas – profissional, acadêmica, atlética, social e até na saúde. Pesquisas confirmam que, diante de um diagnóstico grave, os otimistas não negam a situação. Em vez disso, aceitam a realidade e esforçam-se para tirar o máximo de proveito e até crescer com a situação. Por isto, os otimistas são fisicamente mais saudáveis.
3)    Evite cismas e comparações sociais. Numerosos estudos nas últimas duas décadas mostraram que a cisma conduz a uma porção de consequências adversas: conserva ou piora a tristeza, estimula o pensamento negativo, prejudica a capacidade que uma pessoa tem de resolver problemas, esgota a motivação e interfere na concentração e iniciativa. As Comparações Sociais só são úteis, quando nos inspiram a lutar por objetivos ambiciosos ou a melhorar nossas fraquezas. Podem ser úteis também quando faz com que nos sintamos melhores quanto a nossas próprias dificuldades. Porém, na maior parte do tempo, elas são usadas de modo prejudicial, pois podem causar inveja, sentimento paralisante e anti-produtivo.
4)    Pratique gentileza. Pesquisadores observaram que ser gentil e generoso leva o indivíduo a perceber os outros de maneira mais positiva e benevolente. Além disso: Tira o foco de suas dificuldades e ruminações, alivia a culpa e mal-estar em relação ao sofrimento dos outros, proporciona maior autoconhecimento (vc se reconhece uma pessoa melhor), possibilita o aprendizado de outras atividades, proporciona senso de eficácia e realização, faz com o outro goste mais de você, diminui os sintomas da depressão, aumenta os sentimentos de felicidade, auto-estima, ascendência e controle pessoal.
5)    Cultive relações sociais. As amizades não acontecem, elas são construídas. Psicólogos sugerem que o número mágico é ter três amigos ou companheiros com os quais possa realmente contar.
6)    Desenvolva estratégias de superação de dificuldade: Superar as dificuldades é o que as pessoas felizes fazem para aliviar a dor e o estresse causados por um acontecimento ou situação negativos . Isto se chama “administração de demandas estressantes”.
7)    Aprenda a perdoar. De todas as estratégias para se atingir a felicidade, o perdão é a mais contundente. Significa retirar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, e cessar a exigência de castigo ou restituição.
8)    Aumente a sua experiência de fluxoO fluxo proporciona um prazer natural que, ao contrário dos prazeres artificiais ou hedonísiticos, traz uma experiência positiva, produtiva e controlável, que não gera culpa, vergonha ou qualquer dano a si mesmo ou a sociedade. Procure saber o que você gosta de fazer e faça com frequência.
9)    Saboreie as alegrias da vida. Viva o momento contemplando cada detalhe do seu presente e reconheça os pequenos instantes de alegria e contentamento.
10)  Comprometa-se com seus objetivos.  Por trás de uma pessoa feliz, há sempre um projeto. Pessoas que lutam por alguma coisa importante, seja aprender uma nova habilidade, mudar de carreira ou criar filhos com princípios morais, são muito mais felizes do que as que não têm grandes sonhos ou aspirações. O projeto em si é até mais importante do que sua realização.
11)  Pratique a espiritualidade. Pessoas espiritualizadas têm saúde mental superior, lidam melhor com os fatores de tensão, têm casamentos mais satisfatórios, usam drogas e alcool com menor frequência, são fisicamente mais saudáveis e vivem vidas mais longas.

12)  Cuide do seu corpo. Estudos comprovaram que exercícios físicos são tão eficazes contra a depressão, quanto medicamentos.   Com a diferença de que são menos dispendiosos e não causam efeitos colaterais. Entregar-se ao exercício físico faz com que o indivíduo  se sinta “dono” de seu corpo e de sua saúde. Esta sensação é também fisiológica: o exercício eleva os níveis de serotonina, de maneira similar aos efeitos do PROZAC. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO

O ESQUEMA DE PRIVAÇÃO EMOCIONAL