VOCÊ É ASSERTIVO?





Sabe aquela sensação horrorosa de não saber o que dizer para o outro em determinadas situações constrangedoras? Ou então quando sentimos absoluta necessidade de dizer não, mas ficamos constrangidos e sem ação quase achando que o outro não merece isto? Ou mesmo quando nos sentimos culpados só de imaginar o que o outro vai sentir se dissermos o que de fato pensamos? É, meu amigo, se você sente e passa muitas vezes por isto deve estar lhe faltando algo que chamamos de ASSERTIVIDADE!

Ser assertivo significa se sentir a vontade para expressar diretamente nossas preferências, emoções e opiniões, sem ser agressivo e nem hostil para o interlocutor. Ou seja, em linhas gerais significa defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros. A pessoa assertiva tem facilidade em expressar suas opiniões, pode fazer e recusar pedidos tranquilamente, expressa seus sentimentos com facilidade, é capaz de fazer e sabe receber elogios. Enfim, a pessoa assertiva SE EXPRESSA, diz o que pensa e a que veio!

É importante notar que NINGUÉM é 100% assertivo com TODAS as pessoas e em TODAS as situações. Muitas vezes temos facilidade em ser ASSERTIVOS com nossos pais, ou nossos filhos, mas no trabalho não conseguimos nos posicionar. Ou, muitas vezes, conseguimos ser assertivos com nossos amigos, mas NÃO CONSEGUIMOS com nossos pares no amor romântico.  É comum sermos assertivos em casa, mas quando vamos para rua....Meu Deus Do Céu...colocamos o galho dentro. Mas, quem  APRENDEU  a SER ASSERTIVO, o é com a maioria das pessoas e na maior parte das situações.

Pois é queridos, pode se APRENDER A SER ASSERTIVO! A assertividade é construída a partir de experiências que tivemos ao longo da nossa história de vida. Embora não seja muito fácil DETERMINAR as causas que levam o indivíduo a ser ASSERTIVO OU NÃO, podemos apontar para alguns fatores:

PUNIÇÃO: Muitas vezes as pessoas têm dificuldade em comportar-se de forma assertiva pois no passado foram repetidamente punidas (física ou verbalmente) por expressarem seus sentimentos e opiniões.
    
  REFORÇO: É comum vermos pessoas que não são assertivas com histórico de recompensas por não expressarem opinião em momentos semelhantes.
   
    MODELAGEM: Neste caso o sujeito aprende a se comportar de modo não assertivo por observação e imitação do comportamento não assertivo de pessoas próximas e significativas, como os pais, por exemplo.

     FALTA DE OPORTUNIDADE: Aqui, o comportamento não assertivo se dá porque no passado não houve oportunidade de aprender formas de comportamentos mais adequadas: o sujeito, quando confrontado com uma situação nova, não sabe responder e se sente desconfortável por causa desta falta de conhecimento.     

 PADRÕES CULTURAIS E CRENÇAS PESSOAIS: Várias normas culturais (por exemplo: é falta de educação recusar pedidos) e crenças pessoais (por exemplo: não posso desagradar pois quero que todas as pessoas gostem de mim) podem funcionar como prescrições da contra a assertividade, resultando em respostas não assertivas.

   INCERTEZAS RELATIVAS AOS SEUS PRÓPRIOS DIREITOS: Muitas pessoas agem de forma não assertiva por não conhecerem os seus direitos e os limites destes em situações sociais.

Bom, e quais são as consequências da falta de assertividade? O SUJEITO SOFRE!!!!! Mas sofre muito. Ele, por exemplo,  perde um tempo danado tentando corresponder à expectativa do outro e ao mesmo tempo, sente uma espécie de RAIVA, por não poder expressar sua opinião. Ou então, se submete ao desejo do OUTRO para não colocar sua autoestima em xeque, e para manter-se “amado”, se encolhendo na sua expressão. O cara vira uma concha, se fecha e junto com ele vão os piores sentimentos do mundo. É um perigo, pois como panela de pressão que é impedida de soltar o seu vapor, o não assertivo tá sempre prestes a explodir.

E você, como anda a sua ASSERTIVIDADE?  Você gostaria de aprender a ser mais assertivo e por isto mais feliz?

Aqui vou deixar alguns direitos básicos para você refletir e tomar posse! Aproveite! Depois passo outras dicas. Vou ficando por aqui porque sou assertiva e penso que para um domingo à tarde depois do almoço, isto já é coisa demais. Até breve!

                                                       DIREITOS DOS HUMANOS
  • 1)      Eu tenho o direito de ser respeitado e tratado de igual para igual, qualquer que seja o papel que desempenho ou o meu estatus social .
  • 2)      Eu tenho o direito de manter os meus próprios valores, desde que eles respeitem os direitos dos outros .
  • 3)      Eu tenho o direito de expressar os meus sentimentos e opiniões.
  • 4)      Eu tenho o direito de expressar as minhas necessidades e de pedir o que quero .
  • 5)      Eu tenho o direito de dizer não sem me sentir culpado por isso.
  • 6)      Eu tenho o direito de pedir ajuda e de escolher se quero prestar ajuda a alguém
  • 7)       Eu tenho o direito de me sentir bem comigo próprio sem sentir necessidade de me justificar perante os outros .
  • 8)      Eu tenho o direito de mudar de opinião.
  • 9)      Eu tenho o direito de pensar antes de agir ou de tomar uma decisão
  • 10)    Eu tenho o direito de dizer «eu não estou a perceber» e pedir que me esclareçam ou ajudem
  • 11)    Eu tenho o direito de cometer erros sem me sentir culpado
  • 12)   Eu tenho o direito de fixar os meus próprios objetivos de vida e lutar para que as minhas expectativas sejam realizadas, desde que respeite os direitos dos outros.


Adriana Santiago
Crp 05-20345
Tel: 26092565 – 86622565 - 26094075

Comentários

  1. Boa noite Adriana Santiago, primeira vez que entro no seu blog, e por se tratar de um assunto tão complicado atualmente, tenho o gosto de dizer, parabéns pela postagem, pois adoro psicologia e gosto de aprender cada dia mais sobre as PSICOLOGIAS(não sou universitário), no mais, meus sinceros agradecimentos por estar compartilhando tais conhecimentos :)
    Obg.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUEMA DE DEFECTIVIDADE/VERGONHA

ESQUEMA DE DESCONFIANÇA/ABUSO

O ESQUEMA DE PRIVAÇÃO EMOCIONAL